Novidades

O escritório TARGINO MAIA Advogados Associados atualizará o site de forma periódica com novidades inerentes aos mais variados assuntos da área jurídica. Acompanhe, fique ligado!

Isenção de Imposto de Renda para quem tem câncer.

Em virtude do contribuinte possuir neoplasia cutânea e miocardiopatia isquêmica, o Tribunal Regional Federal do Rio de Janeiro, através da juíza Dra. Lucy Costa de Freitas Campani do II Juizado Especial Federal, determinou a restituição dos descontos efetivados nos últimos 05 (cinco) anos de Imposto de Renda. E ainda, que não ocorresse mais qualquer dedução mensal/anual para em favor da Receita Federal. Fonte: JF/RJ. Sentença publicada em 07/04/2020 (site www.jfrj.jus.br).

O advogado Dr. Victor Targino Maia do escritório TARGINO MAIA Advogados Associados, no qual representa o contribuinte no II Juizado Especial Federal do Rio de Janeiro fundamentou que o contribuinte se enquadra na isenção do imposto de renda, regulado pela Lei nº 7.713/88.

Ressaltou ainda que, a finalidade social da norma que previu a isenção do imposto de renda, ou seja, destinar a possibilitar ao enfermo o custeio das despesas com o tratamento da patologia, consistentes na aquisição de remédios, consultas médicas e realização periódica de exames, providências que demandam, com absoluta urgência, aumentando os recursos financeiros do que os exigidos da pessoa sadia na mesma faixa etária.

SENTENÇA – Na decisão, a magistrada considerou que de fato o contribuinte tem neoplasia e cardiopatia grave, conforme laudos juntados aos autos, se enquadrando na Lei nº 7.713/88, onde proferiu a sentença em menos de 04 (quatro) meses.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS – a) Identidade, b) CPF, c) Comprovante de Residência, d) Exames da Patologia da época e atualizado (com o CID); e) Declaração do Imposto de Renda desde a confirmação da doença (últimos 05 anos); f) Requerimento junto à Receita Federal (caso tenha); g) Último contracheque da Fonte Pagadora do(s) emprego(s) (caso tenha); h) Carta de Concessão do INSS (caso tenha); e i) Último contracheque/extrato do INSS (caso tenha).

DA NECESSIDADE DO ADVOGADO ESPECIALIZADO – É bastante comum o cliente já ter um advogado no qual confie ou até um advogado próximo/conhecido, porém ele não é especialista.

Por isto, é muito importante a escolha de um advogado especializado para atuar em seu favor, ressaltando sempre a segurança e a capacidade técnica do profissional.

A segurança se resume na transparência no atendimento e na possibilidade de optar por um escritório de advocacia o qual é integrado por vários advogados, com diversas especialidades e capazes de atender questões diversas e não apenas uma questão única.

Já imaginou se o seu advogado, por algum motivo, não consegue atende-lo em determinado período por questões pessoais (por exemplo viagem, doença e etc)? Assim, a contratação de um escritório de advocacia se mostra muito mais segura.

A respeito da capacidade técnica, para escolher o melhor advogado (ou o melhor escritório de advocacia) para você, observe se aquele advogado/escritório já possuem êxito em ações judiciais semelhantes ao seu pedido.

ATENDIMENTO ONLINE E IMEDIATO – Gostou desta matéria? Envie um e-mail para contato@targinomaia.com.br.

Clique aqui para conversar direto pelo whatsapp com o advogado Dr. Victor Targino Maia, sócio proprietário do escritório TARGINO MAIA Advogados Associados.

Compartilhe nas redes sociais:

Deixe Seu Comentário

Certifique-se de preencher os (*)campos obrigatórios onde estiver indicado. Código HTML não é permitido.