A Casa de Saúde e Maternidade Terezinha de Jesus, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, foi condenada a indenizar em R$ 15 mil uma gestante que teve o seu parto realizado no corredor, próximo à área de carga e descarga de caminhões, de acordo com a decisão da 27ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJERJ), mantendo assim, a sentença proferida na 1ª Vara Cível da Regional da Pavuna da Comarca da Capital.

De acordo com o laudo pericial, não houve erro médico no atendimento que resultou no nascimento de uma menina, mas o hospital falhou em deixar de dar um atendimento digno e adequado, conforme observou a desembargadora Maria Luiza de Freitas Carvalho, relatora do processo:

“Portanto, a responsabilidade da ré exsurge não do erro médico, mas sim da falha do hospital, que deixou de fornecer à paciente atendimento digno e adequado para a realização do seu parto, o que era de se esperar de uma maternidade. O dano moral decorrente da má prestação do serviço, caracteriza-se in re ipsa, sendo inerente à própria atitude, ao comportamento do agente causador da lesão, a prescindir de demonstração cabal pela vítima para que seja passível de indenização”.

Na recurso rejeitado pela 27ª Câmara Cível, a Casa de Saúde alegou queda de energia no bairro, que impossibilitou o uso do elevador para a transferência ao centro cirúrgico da paciente, que deu entrada no hospital, com muitas dores, mas a relatora observou que o hospital deveria dispor de sala reservada para atendimento de emergência no andar térreo.

Fonte e Autoria.

Fonte: www.tjrj.jus.br, em 14.06.2021.
Ação Judicial nº 0004155-68.2015.8.19.0211.

Este Informativo de Conteúdo Jurídico foi elaborado pelo sócio fundador Dr. Victor Targino Maia, inscrito na OAB/RJ nº 154.355 do escritório Targino Maia Advocacia.

Conheceu o seu direito e gostaria de ajuizar uma ação judicial ou se defender?

É simples e rápido! Entre em contato agora com a Defensoria Pública ou CLIQUE AQUI para que o nosso escritório possa auxiliar da melhor maneira possível.

Acesse o nosso site, e-mail e redes sociais!

🖱️ www.targinomaia.com.br
📧 contato@targinomaia.com.br
🌐 @TarginoMaiaAdvocacia